PREVIC inicia pesquisa sobre relacionamento das EFPC com participantes e assistidos

Levantamento vai embasar novas orientações da autarquia

Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) realiza até o dia 18/9 a “Pesquisa sobre Atendimento ao Participante no Segmento da Previdência Complementar Fechada”.  Por meio de Ofício Circular (nº 34/2024), a Ouvidoria da autarquia convida todas as EFPC a contribuírem com informações sobre o atendimento que realizam em suas entidades. O resultado comporá um diagnóstico a orientar o processo de aperfeiçoamento do atendimento a participantes e assistidos.

No documento encaminhado às entidades, dia 4/9, a Ouvidora da PREVIC, Nádia de Moura Chagas Souza, fala sobre a importância do atendimento aos participantes, como função estratégica que vai além da solução das demandas e expectativas. “As informações qualificadas, recebidas nessas instâncias, são insumos estratégicos que contribuem para a construção de um ambiente de integridade e conformidade, resultando no enriquecimento da imagem institucional de todo o segmento”, escreveu.

Esse é o primeiro levantamento da PREVIC junto às EFPC sobre o tema: Ouvidoria e canais de atendimento. A autarquia quer conhecer mais sobre a estrutura de ouvidorias ou setores que realizam a função de atendimento. As entidades preencherão um formulário simplificado, em meio digital, informando se dispõem de ouvidoria; ou qual a estrutura existente (para aquelas entidades que não têm ouvidoria), entre outras perguntas. Alguns quesitos são conceituais, onde a entidade apenas marca se concorda ou não concorda com a sentença formulada.

Os fundos de pensão estão sendo convidados a participar, preenchendo o formulário até o dia 18/9. O resultado será consolidado e levado ao conhecimento da Diretoria Colegiada. A ideia é que o conteúdo se transforme em orientações que venham a aperfeiçoar as ouvidorias e áreas correlatas, dentro de uma visão realista da situação existente e a desejada.

Caso a entidade não tenha recebido o Ofício Circular no e-mail cadastrado na PREVIC, envie mensagem para previc.ouvidoria@previc.gov.br . O importante é não ficar de fora. O levantamento é para todas as entidades, independente do porte e da complexidade.

Ícone ilustrativo.
Ícone ilustrativo.
Ícone ilustrativo.
Reprodução de conteúdo
Fonte:
Previc
Autor(a):
Previc
Link original da publicação
Notícias e publicações recentes
1/12/2025
Uma pessoa sorrindo com os braços cruzadosImagem ilustrativa com o ícone da Prev Pepsico.
Autopatrocinado, BPD ou Assistido: Fim de ano tem tudo a ver com presente, né?
Plano de Benefícios
1/12/2025
Uma pessoa sorrindo e fazendo o símbolo do "dobro" com as mãos.Imagem ilustrativa com o ícone da Prev Pepsico.
O 13º chegou… já decidiu o que vai fazer com ele?
Plano de Benefícios
22/10/2025
Uma pessoa fazendo anotações em um calendário.Imagem ilustrativa com o ícone da Prev Pepsico.
Mantenha seu plano sempre em dia: veja o que fazer
Aposentados(as)